Planta de cobertura: Projeto, Elementos e importância

A planta de cobertura faz parte do projeto arquitetônico, compõe um desenho técnico, cuja função é dar procedimento na execução da obra com segurança, respeitando as normas de edificação.

Confira também: Claraboia

O que é um projeto de cobertura?

A planta de cobertura representa o projeto superior da cobertura, é um esquema visual que representa de cima para baixo. Abrange o revestimento, o sistema de escoamento das águas pluviais, o telhado e entre outros elementos.

Também é habitual ser visto a planta de cobertura e locação associada a planta de cobertura, esses documentos sempre são elaborados por engenheiros ou arquitetos. Assim, o projeto de cobertura, ou planta de cobertura representa o projeto superior de uma edificação, vista de cima para baixo.

Qual a importância do Projeto de cobertura?

O projeto é super importante, pois ajuda a eliminar erros que podem vir a surgir, sem contar que é obrigatório a planta de cobertura para aprovar o projeto arquitetônico na prefeitura. A falta deste item aumenta o desperdício, o retrabalho, e claro, o prejuízo financeiro.

O projeto também é importante para evitar futuramente patologias na construção, e como mencionamos acima, você consegue dimensionar o quantitativo de materiais e mão de obra já no projeto.

Ao elaborar a planta de cobertura, é necessário medir toda a área que será coberta pelo telhado, por completo.

Elementos da cobertura

  • Telhado ( telhas de cerâmica, concreto, amianto, zinco, térmica, etc.);
  • Trama (Sustentação do telhado)
  • Tesoura ou treliça (Sustentação da trama)
  • Contraventamento ( estabilidade da trama)
  • Sistema de captação de água pluvial (diâmetro, declividade)
  • Canalização;
  • Dimensionamento dos elementos do telhado.

Tipos de Telhados

Cumeeira

Encontro divergente de águas na mesma direção

Espigão

Encontro divergente de águas perpendiculares

Rincão ou Água furtada

Encontros convergentes de águas perpendiculares

Beiral

Parte da cobertura que se estende além das paredes externas

TIPOS DE TELHAS MAIS USADAS

A escolha da telha ideal é fundamental para você acertar no conforto e qualidade de vida no interior da casa. Vamos conferir os modelos mais utilizados no Brasil:

As telhas de Cerâmicas são as de barro, bastante popular no Brasil, possui a vantagem de proporcionar isolamento térmico. Porém, é necessário que a casa tenha uma ótima estrutura, pois é bastante pesada.

As telhas esmaltadas são feitas de cerâmicas, porém com camada colorida, cujo nome se dá por vítrea. A camada que a telha recebe deixa a cerâmica mais impermeável.

Telhas de PVC é menos isolante em relação as tenhas de cerâmicas ou cimento, porém possui vantagem por ser leve e fácil de instalar, e mais barata.

As telhas metálicas também são muito funcionais e bastante popular nas construções brasileiras. Possui a vantagem de ser leve e um material fácil de ser encontrado.

Telha de zinco ou galvanizado como é conhecido, também é bastante resistente se fixado da maneira correta.

As telhas Fotovoltáicas estão sendo bastante exploradas no Brasil, isso porque a tecnologia é especial para gerar energia, são cerâmicas com células encaixadas sem danificar a estética do imóvel.

Norma

O projeto legal ou projeto executivo precisa seguir as diretrizes da NBR6492.

Esta Norma fixa as condições exigíveis para representação gráfica de projetos de arquitetura, visando à sua boa compreensão.”

Precisando de Engenheiro? Entre em contato conosco, ligue para (21) 98523-0426 ou clique aqui e fale conosco por e-mail.

Leave a Reply