Claraboia: Tipos, Vantagens e Desvantagens

A claraboia é muito utilizada no exterior, e serve para dar mais requinte ao ambiente, além de beleza, funcionalidade e economia de energia. O recurso é um diferencial ao construir uma residência. Você poderá conferir aqui, todas as vantagens e desvantagens ao optar pela claraboia e verificar por muitos modelos.

Confira também: Acompanhamento de obras

O que é Claraboia?

Muito usada na Europa antiga a claraboia tinha a funcionalidade de aproveitar a iluminação e reduzir peso na estrutura. O papel principal da claraboia, é ganhar luz natural. Geralmente é coberta por uma cúpula envidraçada ou caixilho e pode ser aberta ou não. Como mencionamos acima, a sua principal função é permitir a entrada de luz natural ou ventilação ao ambiente.

O interessante é que você não tem que ficar acendendo luz nesses locais, aproveita a iluminação natural, além de chique, sua residência fica com uma aparência muito linda, principalmente em locais, como: jardim de inverno, banheiro, sala, e até quarto, tudo depende do gosto de cada cliente.

Em locais como sala e quarto, onde geralmente as pessoas costumam ficar por mais tempo, pode ser que incomode um pouco, a claridade, porém você pode usar persiana, ou uma cortina para ter o controle da luminosidade no ambiente.

O ideal é você procurar por um Engenheiro calculista para fazer o projeto. E tanto em ambientes grandes, quanto ambientes pequenos você poderá adotar um tipo de iluminação zenital.

Em relação à ventilação, encontramos no mercado por diferentes modelos, desde do tipo todo fechado, quanto por modelos que podem ser abertos manualmente ou por controle remoto com automação, por isso o projeto é importantíssimo.

Geralmente, a claraboia pode ser feita de vários materiais, porém tem que ser resistente e com a característica mais translúcida.

Vantagens

Já trouxemos aqui desde o início do post os vários benefícios da claraboia, como: luminosidade, circulação de ar, reduzir peso na estrutura, porém ainda tem mais. Veja!

Para as pessoas que sofrem de alergia, trazer para o ambiente interno, iluminação natural de fora para dentro e ventilação, é sinônimo de conforto e qualidade de vida.

Com o esgotamento de recursos energéticos a tendência é cada vez mais a energia elétrica aumentar, portanto, se torna muito funcional, a entrada de luz solar nos ambientes para aquecer em dias frios, e reduzir também o gasto com energia elétrica.

O efeito estético é sem dúvida, um atrativo, pois o ambiente fica com a aparência mais requintada, ou seja, agrega mais valor à casa.

Desvantagens

Não é barato, comparado, por exemplo, com as Esquadrias (janelas) de modo geral, e sem falar na manutenção que também costuma ser um pouco mais chatinha. O ideal é você colocar a claraboia com uma leve inclinação para não acumular muita sujeira, e não colocar próximo à árvore, pois estará sempre com folhas acumuladas.

Se ela não for bem instalada a possibilidade de você ter infiltração ali dentro é imensa e isso lhe trará muita raiva, é preciso um projeto e uma pessoa que saiba o que está fazendo.

Outra desvantagem é a privacidade, se você morar em prédio, ou ter um vizinho muito próximo, ficará um pouco desconfortável. Para lugares frios no Brasil, como: Campos do Jordão, Sul do país e outros, a claraboia é super indicada, porém em lugares quentes, o vidro costuma passar uma sensação térmica de mais quente, por isso o projeto outra vez, se torna essencial.

Mesmo em lugares frios, no verão provavelmente você precisará de cortina ou algo do tipo para reduzir a incidência do sol, pois além de esquentar o ambiente, pode danificar o piso vinílico, o piso de madeira, manchar uma bancada de pedra sintética, enfim tem vários problemas que poderá causar.

Confira também: Para reforma em apartamento é necessário laudo Técnico

Tipos de claraboia

A claraboia nada mais é que uma abertura no teto de um ambiente, ou conhecido também como iluminação zenital. É versátil e também traz economia em relação ao gasto com energia elétrica. Trouxemos os principais tipos de claraboia, ou modelos mais usados pelas casas.

Claraboia fixa

Esse tipo de claraboia o próprio nome já fala por si só, o modelo é estático e não possui abertura, o vidro é praticamente selado no teto.

Claraboia ventilada

Um dos recursos mais explorados pelas pessoas, seu uso tanto pode fornecer iluminação, quanto ventilação.

Claraboia tubular

A claraboia de modelo tubular é especial para aproveitar a reflexão da luz por meio de instalação de dutos, cujo objetivo é fornecer iluminação. O visual desta iluminação zenital geralmente é circular.

Claraboia cúpula

A claraboia cúpula é um modelo clássico, escolhida geralmente por arquitetos. O modelo translucido oferece requinte, beleza e sofisticação ao ambiente.

Claraboia Átrio

Esse projeto é indicado para solução arquitetônica, geralmente em lugares altos, como: edifícios comerciais, shoppings, lugares com grandes pés-direito.

Claraboia Laternin

É um modelo bastante popular entre as edificações, possui característica de ampliar a iluminação no ambiente.

Como descobrir o local perfeito para sua instalação?

A claraboia está muito em alta na construção civil, por se versátil e moderno na aparência, isso sem contar que valoriza o imóvel. Você poderá apostar nesse aliado no hall de escadas, locais da casa que não possuem janela, e ventilação.

Ideias de Claraboia

Quer inspiração de iluminação natural zenital claraboia? Trouxemos abaixo, várias ideias que você poderá se inspirar, mas não se se esqueça de consultar um engenheiro ou arquiteto e solicitar um projeto.

Obras e reformas

Entre em contato conosco ligue para (21) 98523-0426 ou clique aqui e fale conosco por e-mail.

Leave a Reply