O que faz um Assistente Técnico em um processo judicial?

Certamente, você está aí se perguntando sobre o que faz um assistente técnico em um processo judicial? No post de hoje, vamos esclarecer todas as suas dúvidas a cerca do assunto. Fique conosco até o final do texto.

Confira também: LAUDOS TÉCNICOS DE ENGENHARIA

Um perito assistente técnico é responsável pela assistência no âmbito do processo judicial, juntamente com o advogado. É o profissional com capacidade técnica especializado para apurar e investigar fatos dentro da sua área de relevância.

De acordo com a minha experiência é mais comum ver perito em uma perícia, do que assistente técnico, porém nada melhor que alguém que detém o conhecimento técnico, juntamente com o advogado para dar relevância no processo judicial. A partir do momento em que um Juiz nomeia um perito, cada parte envolvida tem o direito de nomear um assistente técnico. O assistente é contratado e remunerado pela parte que o contratou.

O perito assistente técnico tem o dever de ser um especialista na área ao qual foi designado. O mesmo tem a responsabilidade de ser especializado numa área ao qual detêm a informação que está associada ao processo, para depois apoiar as investigações que requerem a sua compreensão.

Este profissional pode formular as perguntas para o perito, ou seja os quesitos, pode acompanhar a pericia, e dentro do conhecimento, legalidade e respeito contrapor o laudo pericial.

O que um Assistente Técnico faz num processo judicial?

O acompanhamento do assistente técnico a perícia é super importante, pois irá proporcionar mais segurança ao trabalho pericial. O Assistente técnico é fundamental para contrapor o material investigado pelo perito, ou até mesmo algumas falhas do perito.

Mesmo sendo pago pela parte o assistente técnico precisa ter coerência e legalidade no trabalho. Pode acontecer também do assistente técnico ter uma interpretação diferente do perito. Dessa forma, a observação sobre o caso jurídico se torna mais ampla para o juiz ter como base uma decisão.

É necessário esclarecer que o assistente técnico entrega o parecer técnico, porém o perito entrega o laudo pericial, de acordo com o Código de Processo Civil (CPC), artigo 433.

Podemos esclarecer também que o parecer técnico tem um caráter crítico sobre o laudo pericial demonstrando relatório e informação para possibilitar o interrogatório. O juiz deve apoiar a sua sentença com uma ou mais provas uniformes no âmbito do processo, que podem estar, quer no relatório do perito judicial, quer no parecer técnico do assistente técnico.

Funções de um assistente técnico

  • Na sequência do trabalho do perito nomeado pelo juiz;
  • Estar consciente dos prazos de entrega do relatório e do parecer técnico do perito;
  • Análise exata associada à metodologia utilizada e adaptação de certas técnicas que serão prejudiciais ao processo;
  • Direção e produção de inquéritos a serem respondidos pelo perito judicial,
  • Prestar assistência técnica especializada no âmbito da composição inicial do processo;
  • A formação do parecer técnico, concordando ou discordando, do relatório do perito judicial.

Perito técnico assistente

O assistente técnico também precisa ser imparcial e assegurar um laudo com qualidade e honestidade, dentro da sua especialidade técnica.

Porquê contratar um Assistente Técnico

O assistente técnico ajuda oferecer maior eficácia e segurança em referência a todo o processo, e como mencionei acima, pode auxiliar o advogado com os quesitos. É um profissional especialista com conhecimento e habilidade, e possui características técnicas.

Onde contratar um Assistente Técnico ?

Possuímos um corpo técnico especialista em perícia em segurança do trabalho, perícia em engenharia civil, perícia avaliador de imóveis, perícia em grafotécnica.

Entre em contato conosco (21)98523-0426

email: contato@mgmlaudosengenharia.com.br

Leave a Reply