Conforme a NBR 16280 para realizar uma reforma em apartamento ou sala comercial é necessário um ter um laudo técnico de engenheiro ou arquiteto para o plano de reforma.
No Rio de janeiro em 2012, aconteceu um acidente e um prédio desabou por reformas irregulares no interior, a partir daí foi estabelecida a norma da ABNT a NBR 16280 (Reforma em edificações- Sistema de gestão de reformas- Requisitos), que estabelece diretrizes a cerca do assunto. Vamos conferir!
Confira também: O que faz um perito judicial?
O que é um laudo de reforma para apartamento?
Para reformar meu apartamento é necessário laudo técnico? Vou só colocar piso sobre piso, porque preciso de ART? Essas perguntas nos deparamos diariamente em nosso serviço. E vamos Explicar detalhadamente como funciona esse serviço. Veja!
O laudo de reforma é um documento elaborado por um engenheiro ou arquiteto, que você proprietário precisa entregar ao síndico, indicando as futuras mudanças que pretende realizar no imóvel.
Vou pintar meu apartamento, preciso de laudo de reforma? Não. Vou trocar o gesso existente, preciso de laudo de reforma? Não. Porém, precisa comunicar o síndico.
O laudo precisa mencionar as mudanças no apartamento, o horário da reforma, as ferramentas que serão utilizadas na obra, o cálculo, o descarte do lixo e o projeto se houver necessidade. Porém, precisamos salientar que não é todos os prédios que exigem laudo de reforma, que isso depende da estrutura e organização da edificação.
Serviços que são necessário ter uma ART ou RRT de reforma em apartamento:
- Substituição de piso, mesmo que seja piso sobre piso;
- Construção de paredes ou divisórias;
- Alterações nas instalações elétricas ou hidráulicas;
- Instalação de ar condicionado;
- Instalação de gás;
- Revestimento;
- Fechamento de varanda;
- e entre outros.
Etapas do processo de elaboração do laudo de Reforma
- É feita uma vistoria técnica no local;
- Relatório fotográfico;
- Emissão da ART;
- Parecer Técnico.
Responsabilidade do Síndico
Antes, o proprietário do imóvel precisava comunicar o síndico sobre a reforma, após a NBR 16280, o proprietário do imóvel não só deve comunicar, como deve apresentar ao síndico um plano de execução de reforma, respaldado por um profissional técnico habilitado, para garantir a segurança do local.
Não basta o proprietário entregar só a ART ao síndico, sem uma visita técnica do responsável ao local da obra.
Quanto custa uma RRT ou ART para reforma em apartamento?
O valor da ART ou RRT, vai depender do que foi acordado com o proprietário do imóvel. Desconfie de profissional que emite ART ou RRT e não comparecem na obra.
Entre em contato conosco ligue para (21) 98523-0426 ou clique aqui e fale conosco por e-mail.