Laje Protendida: O que é, Vantagem e desvantagem

A laje protendida tem muitas vantagens na obra, e também desvantagem, por isso trouxemos um artigo breve com algumas informações. Confira o texto até o final e fique por dentro das principais características.

O que é Laje Protendida?

Você sabe o que laje protendida? Esse tipo de laje faz parte da superestrutura da edificação e também é conhecida como lajes com armaduras ativas. A principal função é conduzir esforços para vigas, pilares, fundações e solos. Se fizermos uma comparação com a laje convencional oferecem vão maiores e mais beleza a construção, sem contar que reduz o peso da estrutura.

A laje protendida é diferente na armação em relação a laje convencional de concreto armado, não é utilizado vergalhões e gaiolas de aço, mas sim montadas na forma de cordoalhas engraxadas. Esse tipo de laje reduz patologias na construção, e também é mais resistente. Vejamos mais detalhes:

Confira também:

Vantagem e desvantagem para adotar a Laje Protendida

A grande vantagem é vencer grandes vãos, sem o emprego de pilar, coluna ou vigas, como mencionamos acima, reduzir o tempo da obra, ser pré-moldada, economizar com aços e concreto. A desvantagem é que se faz necessário mão de obra especializada para este este fim, e o custo em relação a laje convencional de concreto armado é maior.

Onde usar

Geralmente, esse tipo de construção é vista em construções grandes, como:

  • shopping center;
  • mercados grandes,
  • centros de distribuições,
  • pontes;
  • Entre outras edificações.

Porém qualquer construção poderá adotar este tipo de laje.

Normas

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) possui quatro normas que regulamentam a atividade na construção civil com lajes protendidas. A NBR 6118 traz procedimentos para projeto de estruturas de concreto e a NBR 14931 traz procedimentos para execução de estruturas de concreto.

A NBR 14859 traz requisitos para laje pré-fabricada e a NBR 14861, requisitos e procedimentos para lajes alveolares pré-moldadas de concreto protendido.

Leave a Reply