O que são quesitos e qual sua importância?

Muitas pessoas iniciantes, ficam se perguntado sobre os quesitos e qual a importância para um laudo? Os quesitos são perguntas formuladas para elucidação dos fatos. Geralmente, os quesitos são formulados pela autoridade judiciária ou as partes junto com um assistente Técnico. Contudo, o perito não pode ir além do que está no quesito, e precisa ser imparcial sobre o laudo.

Confira também: O que faz um perito judicial?

Ao elaborar o laudo o perito também responde os quesitos da melhor maneira, sempre é bom responder aos quesitos técnicos sobre o tema, ou seja, todos os quesitos da matéria de fato da perícia, muitas vezes é comum encontrar um quesito que foge do tema da perícia, dessa forma o perito precisa responder que não é pertinente.

O foco da perícia é analisar, pesquisar, investigar, fazer uma análise técnica e minuciosa dos fatos. É um documento com análises quantitativa e qualitativa, cuja importância é esclarecer a verdade imparcial para a justiça.

Se o perito encontrar alguma dificuldade de entender algum quesito, ou o mesmo não for claro, basta peticionar no processo o esclarecimento à parte. O laudo precisa ser apresentado de forma esclarecedora.

Vale ressaltar, que o perito apresenta o laudo, e dentro do prazo a outra parte se manifesta (assistente técnico) para impugnar o laudo.

Confira mais detalhes no Art. 477 da Lei 13.105.

Leave a Reply