Como impugnar um Laudo Pericial?

Quando se entra nesse universo de perícias e perito assistente técnico uma das dúvidas que surgem no caminho é sobre como impugnar um laudo pericial, né? A impugnação judicial ocorre quando o laudo é contestado por uma das partes. Todo processo judicial envolve duas partes, e uma das partes se vê no direito de contestar ou manifestar o laudo. Contudo, para ser mais objetiva é uma maneira de reprovar o laudo judicial.

Confira também: O que faz um perito judicial

O que é a rejeição de um laudo realizado por um perito judicial

Quando um perito apresenta um laudo ao juízo, dentro do prazo de 15 dias a outra parte que se sente desfavorável tem o direito de impugnar o laudo pericial.

Para entender todo o mecanismo, leia o texto até o final e esclareça todas as suas dúvidas.

Perícia

A perícia judicial é um exame ou uma análise técnica de uma situação, fato ou estado redigida por um profissional habilitado ou especialista. A atividade se manifesta na forma de averiguar ou mensurar.

Perito

É o profissional habilitado pelo órgão competente nomeado pelo juiz. É importante ressaltar que o laudo deve ser redigido pelo perito.

Assistente Técnico

O assistente técnico é o profissional de confiança da parte. E o objetivo do assistente técnico é acompanhar a perícia, a visita técnica e etc.

Como mencionamos acima, o assistente técnico precisa estar atento a todas as fases do processo, apontar as falhas no laudo pericial e impugná-los.

Laudo

O laudo pericial ou relatório melhor dizendo, é um documento elaborado pelo perito com análises qualitativas e quantitativas, cuja finalidade é esclarecer a verdade imparcial para a justiça.

Os quesitos que tem por finalidade esclarecer dúvidas devem ser respondidos de forma clara e objetiva. O perito deve se ater somente à matéria da perícia.

Todo perito precisa ficar atento ao Art. 477 da Lei 13.105 do novo código de Processo civil.

PARA SABER MAIS SOBRE LAUDOS TÉCNICOS DE ENGENHARIA

Entre em contato conosco ligue para (21) 98523-0426 ou clique aqui e fale conosco por e-mail.

Gostou do texto explicativo sobre como impugnar um laudo pericial? Entre em contato com nossa equipe para mais informações.

Leave a Reply