Muitas pessoas iniciantes, ficam se perguntado sobre os quesitos e qual a importância para um laudo? Os quesitos são perguntas formuladas para elucidação dos fatos. Geralmente, os quesitos são formulados pela autoridade judiciária ou as partes junto com um assistente Técnico. Contudo, o perito não pode ir além do que está no quesito, e precisa ser imparcial sobre o laudo.
Confira também: O que faz um perito judicial?
Como responder os quesitos técnicos?
Ao elaborar o laudo o perito também responde os quesitos da melhor maneira, sempre é bom responder aos quesitos técnicos sobre o tema, ou seja, todos os quesitos da matéria de fato da perícia, muitas vezes é comum encontrar um quesito que foge do tema da perícia, dessa forma o perito precisa responder que não é pertinente a matéria de fato.
Qual a importância da perícia?
O foco da perícia é analisar, pesquisar, investigar, fazer uma análise técnica e minuciosa dos fatos. É um documento com análises quantitativa e qualitativa, cuja importância é esclarecer a verdade imparcial para a justiça.
Se o perito encontrar alguma dificuldade de entender algum quesito, ou seja, se atentar a importância de responder todos os quesitos de forma clara e objetiva, caso contrario, precisa peticionar no processo o esclarecimento à parte. As vezes é normal vir algum quesito que não é relacionado ao tema de fato e basta colocar isso no laudo. O laudo precisa ser apresentado de forma esclarecedora para o juízo.
Após apresentação do laudo, o assistente técnico poderá se manifestar em um prazo máximo de 15 dias, e contrapor o laudo pericial.
Vale ressaltar, que o perito apresenta o laudo, e dentro do prazo a outra parte se manifesta (assistente técnico) para impugnar o laudo.
Confira mais detalhes no Art. 477 da lei 13.105
Está precisando de assistente técnico? Entre em contato conosco, possuímos uma equipe técnica treinada para atender questões sobre perícia, construção e decoração.