Dimensionamento de materiais: a importância de calcular corretamente

O dimensionamento dos materiais de construção é um item super importante em qualquer obra, projeto ou serviço a ser fornecido, mas também gera muitas dúvidas entre os consumidores em geral. Muitas vezes o barato sai caro, não é mesmo? Por isso, é bom contratar quem é especialista no assunto. Confira algumas dicas que selecionamos para evitar erros e garantir profissionalismo na sua obra!

Confira também: Acompanhamento de Obras

Porque devemos sempre dimensionar os materiais de construção?

Quando não calculamos corretamente os materiais necessários em uma obra, surgem vários problemas, confira:

  • temos de parar o serviço devido à escassez de materiais, criando atrasos;
  • materiais sóbrios, que nem sempre podem ser armazenados;
  • insatisfação do cliente com a qualidade da obra;
  • Atrasos desnecessários aumentando a orçamento com mão de obra.
  • Entre outros problemas.

Planejamento e controle

O planejamento, equipamento, mão de obra, espaços necessários, descarte de entulho precisa ser pensado com antecedência para garantir sucesso e qualidade no seu projeto.

Os problemas precisam ser evitados, pois gera para o cliente uma insatisfação e impressões negativas na obra. O ideal é calcular com precisão, o mais provável possível a quantidade de material que será preciso para cada serviço. Geralmente, o serviço é feito por um engenheiro especialista em orçamento para empreendimentos grandes, como exemplo: prédios, estádios, pontes, etc.

É necessário se atentar, além dos materiais, nas ferramentas específicas para cada procedimento. Muita gente faz a lista, porém esquece do principal, por exemplo, o que adianta comprar a tinta e não ter o rodo, né?

Calculadoras de Materiais de Construção Residenciais

Vamos combinar que o material de construção, não é nada barato, né? O cálculo é fundamental em uma obra, pois reduz custo, se torna sinônimo de economia quando o assunto é dimensionamento de materiais.

Se for especializado num tipo de serviço selecionado, poderá enviar algumas lista guardada em folha de cálculo e apenas alterar a quantidade de cada item necessário para cada projeto, ou manter planilha no excel atualizada para facilitar os custos da obra. Desta forma, a possibilidade de esquecer de comprar algum item na obra diminui, não se perde tempo nem dinheiro.

Como dica, você também pode contar com vários apps na internet que facilita um orçamento para sua residência, como: calculadora da obra, construcalc, e entre outros aplicativos, porém nada substitui o acompanhamento da obra por Responsável técnico.

Norma:

A norma NBR 16280 prevê regras para reformas residências. Muitas pessoas desconhecem mas é preciso alvará para reforma residencial, isto não consta na norma, porém o alvará é uma exigência de algumas prefeituras, no caso de reformas grandes.

Precisando de Engenheiro para fazer o acompanhamento da sua obra, entre em contato conosco (21) 98523-0426, email:contato@mgmlaudosengenharia.com.br

Leave a Reply