Os tipos de coberturas residenciais é a última parte a ser executada na obra, mas é importante saber, desde o começo da construção, qual cobertura você pretende usar. A cobertura da casa não é apenas estética, pois ela é responsável pela eficiência térmica da casa e deve ser construída com cuidado para evitar infiltrações. Confira dicas do diversos tipos de coberturas residenciais!
Confira também: ART de reforma de apartamento
Existem algumas opções para a cobertura de uma casa e é importante conhecer cada uma delas antes de tomar uma decisão.
Telhas Aparentes
A cobertura de telhas aparentes é uma das mais comuns, sendo utilizadas em vários tipos de projetos, sejam clássicos ou tradicionais. Nesse tipo de cobertura, as telhas são parte da fachada, para tanto é necessário usar materiais de bom acabamento.
Existem diferentes tipos de telhas que podem ser utilizadas nesse tipo de acabamento, cada tipo tem suas próprias características e indicações. Como, por exemplo, as telhas de cerâmica, que oferecem mais resistência e podem ter diferentes cores.
Outro tipo de telha são as de fibrocimento, essas são as mais usadas no Brasil e surgiram após a proibição do uso de amianto. É um dos modelos mais baratos, seu material é leve e resistente. Elas ainda podem ser pintadas com tinta acrílica na cor que você quiser.
Existem ainda outros tipos que podem combinar melhor com o seu projeto.
Uma água
Esse tipo de cobertura é um modelo dentre as opções de telhado aparente. É um modelo simples e de menor custo, sendo um modelo ideal para projetos de pequeno porte como casas pequenas, edículas e áreas externas. Esse tipo de estrutura só possui uma face de escoamento de chuva.
Duas águas
Essa cobertura é muito comum no Brasil. Ela possui duas faces de escoamento, podendo ser construída com dois estilos: a cangalha, onde as duas faces possuem o mesmo tamanho e altura e o americano, onde uma das partes é mais alta que a outra.
Telhado Embutido
O telhado embutido se difere do telhado aparente, pois o telhado fica cercado por uma estrutura que esconde as telhas. Nesse tipo de cobertura é importante que a instalação seja feita corretamente, principalmente a parte do escoamento.
Laje
Esse tipo de cobertura parece mais moderna, mas não é uma opção para todas as estruturas, pois somente as estruturas reforçadas podem receber esse tipo de cobertura.
As lajes podem ou não serem acessadas pelos moradores e seus convidados, mas o mais importante é que ela seja feita por mão de obra especializada, principalmente a parta da impermeabilização, além disso, é importante pensar num bom modelo de escoamento para a água da chuva.
Terraço
Esse tipo de cobertura dá mais um ambiente para a casa. Esse ambiente extra é, geralmente, usado como um espaço de lazer, como, por exemplo, uma área gourmet. Esse tipo de cobertura é finalizado por uma laje que recebe um revestimento de piso. O terraço pode ter sua própria cobertura, que muitas vezes é feito com telhas de vidro ou outro material transparente que permite a passagem da luz, mas protege contra a chuva.
Telhado Verde
Essa é uma opção para quem gosta de arquiteturas ecológicas. Esse tipo de telhado traz, além dos benefícios ambientais, um maior controle da umidade e um excelente isolamento térmico.