Qual o prazo para impugnação de laudo pericial?

O perito e o assistente técnico precisa ficar atento as diretrizes do Código de Processo Civil, inclusive o prazo para a impugnação de laudo pericial.

As partes serão intimadas para, querendo, manifestar-se sobre o laudo do perito do juízo no prazo comum de 15 dias, podendo o assistente técnico de cada uma das partes, em igual prazo, apresentar seu respectivo parecer.

O QUE É LAUDO PERICIAL?

Em uma ação judicial é muito comum surgir questionamentos a cerca sobre o conhecimento técnico dos diversos direitos que o Juiz não tem a obrigação de conhecer.

Nesse contexto, o Juiz nomeia um expert na área para assim fazer uma visita técnica, e com um parecer o perito precisa elaborar um laudo técnico.

No caso de uma pericia trabalhista, por exemplo o perito avalia diversos fatores, como: Ambiente de trabalho, insalubridade, periculosidade, exposição a agentes nocivos, utilização de Epi’s e entre outros.

No caso de uma pericia de Engenharia Civil, o perito avalia questões sobre as manifestações patológicas da edificação, como também: Análise documental de projetos, documentos, vistoria no local, análise do entorno e da vizinhança e etc.

No caso de pericia de avaliação de imóveis, o perito verifica a documentação do imóvel, faz a vistoria do imóvel, a análise de mercado e posteriormente elabora o parecer dentro das normas vigentes.

Quem pode contestar um laudo pericial?

Quando um laudo é inconclusivo, ou insatisfatório o advogado da parte autora, ou assistente técnico pode solicitar a impugnação do laudo, no caso contestar a conclusão do laudo pelo perito.

ATUAÇÃO DO ASSISTENTE TÉCNICO

O assistente técnico é fundamental para encontrar falhas no laudo pericial e impugnar, ou seja contestar com fundamentos técnicos o laudo elaborado pelo perito, inclusive investigar se realmente aconteceu a vistoria.

Qual o prazo para impugnação de laudo pericial?

Após a entrega do laudo pericial, o assistente técnico e a parte, conta com um prazo para a impugnação de laudo pericial de 15 dias para se manifestar com embasamento técnico contestando as falhas do laudo do perito.

O que acontece depois da impugnação do laudo pericial?

O assistente técnico precisa está com uma manifestação bem elaborada tecnicamente para gerar a impugnação e com isso uma nova pericia por parte do Juiz.

PARA SABER MAIS SOBRE A MGM LAUDOS TÉCNICOS DE ENGENHARIA

Entre em contato conosco ligue para (21) 98523-0426 ou clique aqui e fale conosco por e-mail.

Leave a Reply