Você sabe o que faz um perito judicial? Uma profissão que está bastante em alta na engenharia, pois se trata de uma área com muita demanda. O perito é nomeado pela vara para auxiliar o juiz a esclarecer os fatos pertinentes a sua área de formação.
Veja também: Qual o prazo para impugnação de laudo pericial?
O perito judicial é a pessoa o qual possui expertise no assunto da matéria de fato, precisa ser imparcial elaborar um laudo quando é solicitado.
O QUE É UM PERITO JUDICIAL ?
Com sua habilidade técnica na área de formação, o perito judicial esclarece quesitos, questões e fatos para auxiliar o julgador na tomada de decisão. O profissional precisa ser um expert na área em questão, possuir o CREA e dominar o assunto.
Para você mergulhar nessa profissão basta ser recém-formado e se habilitar nas varas para dar prosseguimento à devida atividade. Nessa jornada, também podem se aventurar aposentados, profissionais liberais e entre outros.
PERITO JUDICIAL: O QUE FAZ?
Um Juiz não tem obrigação de saber e dominar todas as áreas, sendo assim solicita um expert para auxiliá-lo em questões técnicas.
Como mencionado mais acima, o perito pode se candidatar nas varas da justiça estadual, federal e justiça do trabalho. Toda vez que houver necessidade de forma a esclarecer questões com conhecimento técnico o perito é nomeado para dar um parecer técnico.
O perito precisa avaliar documentações, fazer uma vistoria no local para elaborar o laudo com provas materiais ou científicas da perícia em questão.
O perito é o profissional que precisa ser imparcial no laudo e precisa focar no mérito da questão para não fugir do assunto, redigindo o laudo com comprometimento e segurança.
O novo código de Processo civil orienta os peritos com a questão de prazos e elaboração do laudo e entre outras coisas.
Qual é o salário de um perito judicial?
O perito recebe os honorários por hora trabalhada, dessa forma o valor é variável com média de R$350,00 por hora. Porém, pode acontecer do processo ser AJG – (assistência judiciaria gratuita), onde o perito recebe uma ajuda de custo aproximadamente de R$300,00
Quais são as áreas de atuação de um Engenheiro na área da perícia?
- Engenharia civil;
- Engenharia ambiental;
- Engenharia elétrica;
- Engenharia de Produção;
- Engenharia de Segurança do Trabalho;
- Entre outras.
Quem é o assistente técnico pericial?
É o profissional contratado pela parte ou advogado, ou seja é o profissional de confiança da parte envolvida no processo, com conhecimento técnico sobre o assunto.
É necessário ter um assistente técnico pericial?
Não é uma obrigação da parte ter um assistente técnico, porém o ideal é poder contar com um expert para contrapor o laudo pericial.