Como Avaliar um Imóvel ?

Quando um profissional de Engenharia Civil saí da faculdade, sente a necessidade de obter conhecimentos, como: avaliar um imóvel, fazer uma perícia técnica, fazer um laudo, preencher uma ART. Essas e outras informações você irá conhecer aqui no post, assim leia o artigo até o final.

A avaliação imobiliária é tão necessária e habitual que até existe uma Norma ABNT para orientar os profissionais durante esta área no exercício da sua profissão. Para avaliar um imóvel é preciso ser peritos, avaliadores imobiliários, profissionais da área da engenharia civil, arquitetura ou corretores de imóveis.

Confira também: Acompanhamento de Obras

A importância do laudo de avaliação de imóveis

O laudo de avaliação de imóveis se faz necessário em várias áreas, como:

  • Em âmbito judicial;
  • Divorcio;
  • Aluguéis;
  • Desapropriações;
  • Entre outras áreas.

Como é realizada a avaliação de imóveis?

  • A avaliação acelerada do nível I é aquela em que predomina a subjetividade, a sensação do profissional sobre o valor do bem, sem a aplicação de qualquer cálculo bastante matemático para fundamentar este valor obtido.
  • A avaliação de nível II (ou normal) e de nível III (ou rigorosa) é completada através de cálculos matemáticos com propriedades referenciais (amostras) da mesma natureza. A diferença entre elas está dentro do número de amostras efetivamente utilizadas na obtenção do valor de avaliação.
  • A avaliação de nível II é obtida quando 5 amostras são literalmente utilizadas. O nível III, pelo contrário, é alcançado quando se pode utilizar efetivamente 12 amostras dentro dos cálculos.

Perito Engenheiro Civil

Norma

Para avaliar um imóvel é preciso seguir as diretrizes da norma ANBT 14.653, a qual fornece todas as regras sobre uma forma de homogeneizar as amostras e fazer os cálculos matemáticos. Como método de avaliação é feita comparação direta de mercado, rendimento, e entre outros métodos.

Para uma adequada avaliação imobiliária, o perito precisa verificar o tipo de propriedade, analisar qual o método se faz necessário, referências disponíveis e entre outros dados.

Leave a Reply