Existe risco ao reformar meu imóvel sem ART?

Muitas pessoas perguntam se existe risco ao reformar o imóvel sem ART? Se é necessário ou importante para obra? Quando fazemos uma obra sem projeto toda segurança é posta em risco principalmente se for em condomínio.

É necessário ter uma noção que toda estrutura pode colapsar com obras irregulares. O síndico pode embargar a obra, solicitar o embargo na prefeitura e até mesmo fazer um boletim de ocorrência para impedir a continuação da reforma.

Toda reforma é importante para sanar problemas devido a falhas na estrutura, desgaste no revestimento, rachaduras e infiltrações. porém é necessário a importância do planejamento.

Confira também: Qual é o prazo para emissão e entrega de uma ART?

Dúvida ? Não quebre!

No modo geral, a estrutura mais comum nos edifícios é composto por concreto armado, ou seja, lajes, vigas e Pilares. Nesse modelo, paredes não possuem função estrutural.

Contudo, em edifícios feitos com blocos estruturais as paredes possuem a função de suportar os esforços, e de maneira nenhuma, podem ser retiradas.

O que faz um Assistente Técnico em um processo judicial?

O problema surge na maioria das vezes em prédios antigos, onde os projetos já não existem e consequentemente ao fazer uma reforma esses projetos fazem muita falta.

ABNT: regras para reforma de apartamento

É necessário cumprir as regras para evitar aborrecimento com o síndico. A norma 16280 estabelece diretrizes a cerca de reformas em edificações, seja executada no interior dos apartamentos ou fora na área comum.

A nossa equipe se encontra disponível para esclarecer qualquer assunto a respeito. Entre em contato conosco para mais detalhes (21)98523-0426 / contato@mgmlaudosengenharia.com.br.

Leave a Reply