SAIBA DIFERENÇAS ENTRE LAUDO TÉCNICO, VISTORIA, PERÍCIA E INSPEÇÃO PREDIAL?

Olá, pessoal tudo bem? Vocês sabiam que a área da engenharia legal abrange muitas atividades? Hoje trago um post esclarecendo as principais dúvidas sobre as diferenças entre laudo técnico, vistoria, perícia e inspeção predial que muitos acabam fazendo confusão. Assim, leia o texto até o final.

Confira também: LAUDOS TÉCNICOS DE ENGENHARIA

Tipos de Laudos técnicos na engenharia

Na engenharia legal existem muitas variedades de relatórios técnicos que podem ser preparados por profissionais capacitados, é uma área muito importante, o qual necessita sempre de atualizações, prática e conhecimento, para assim esclarecer as dúvidas mais comuns que surgir durante a perícia.

Trouxemos abaixo os laudos mais solicitados no mercado por engenheiros. Confira!

Relatório técnico de Reparação

O relatório técnico de reparação ou laudo de reforma é necessário para realizar uma modernização no apartamento, casa ou escritório, entre outros edifícios, deve ser preparado por um um profissional habilitado seguindo as diretrizes da NBR 16280: 2015.

Essa norma nos norteia em relação a discutir os requisitos de proteção, os pontos que têm de ser observados, os responsáveis pela reforma, a ferramenta que será utilizada, etc.

Todo condomínio tem o dever de zelar pela segurança de todos os moradores, dessa forma é super importante notificar o síndico do edifício em caso de reforma em apartamentos.

O proprietário precisa notificar antes da obra o síndico, apresentar o relatório técnico, ou seja o laudo de reforma com a ART assinado por um engenheiro responsável. Geralmente os prédios possuem um manual de instrução para orientar o morador.

Laudo técnico de inspeção Predial

A inspeção de edifícios é uma das ferramentas que ajudam na preparação ou revisão do plano de manutenção e gestão do edifício, é onde faz a avaliação técnica do estado de conformidade de um edifício, visa avaliar o desempenho, vida, segurança, operação, manutenção e estado de conservação do idêntico.

É através do relatório técnico de inspeção predial que o proprietário está sintonizado com as anomalias (problema decorrente da própria construção ou utilização) e falhas (não conformidade decorrente da manutenção) do seu imóvel e pode ter assistência especializada e assim preparar um plano de manutenção para o mesmo.

O plano de manutenção é super importante para o edifício. Geralmente falo com os clientes, que a edificação precisa de reforma, assim como pessoas precisam de assistência médica.

Laudo técnico de avaliação da propriedade

O relatório técnico de avaliação de imóveis ou seja laudo de avaliação de imóveis segue a diretriz da NBR 14653, que avalia as propriedades, património físico, seja rural ou urbano. O engenheiro Civil e o arquiteto legalmente habilitados estão amplamente capacitados para fornecer o valor legal do imóvel, apoiado nas características do imóvel e do seu entorno. Esse tipo de laudo é muito usado por tribunais e bancos.

Este tipo de laudo também é utilizado por instituições financeiras, como instrumento em operações de crédito e financiamento, em reclamações de seguros, e também na avaliação de bens de organismos públicos e empresas pessoais. Um exemplo é quando alguém fica fascinado para comprar uma casa pelo crédito imobiliário, o banco pede ao avaliador um parecer sobre o valor de mercado do imóvel.

Os tribunais, pelo contrário, utilizam o Relatório de Avaliação Técnica (LTA), ou laudo de avaliação técnica como instrumento em diversos processos, como exemplo divorcio, herança e entre outros.

Relatório técnico de recepção do bem ou Laudo de recebimento de imóvel

Compõe um relatório técnico que server por avaliar as condições de entrega do imóvel, antes da entrega das chaves, o engenheiro civil é o responsável por verificar as condições do ambiente e possíveis anomalias.

Este tipo de laudo de recebimento de imóvel é super importante, pois resguarda o futuro morador contra a construtora, já que o valor investido no imóvel não é nada barato, né? E esse relatório é documentado entregue ao cliente, para cobrar da construtora medidas cabíveis antes de entrar.

Relatório técnico do inquérito de vizinhança

Geralmente a maioria das empresas de alto padrão, ou seja, grandes construtoras, antes de iniciar a obra já solicita o laudo cautelar de vizinhança, esse documento resguarda a construtora contra processos futuros.

O relatório técnico do levantamento de bairro, ou melhor, o laudo cautelar de vizinhança destina-se a evitar que edifícios comerciais ou residenciais sejam danificados por obras de construtoras nos seus arredores.

Normalmente este tipo de laudo é produzido antes das fases iniciais de construção, como a implantação de lotes, terraplanagem e fundações, e assim é feito a inspeção no local para fazer o levantamento do terreno, observa-se que esse laudo é produzido por engenheiro, técnicos em edificações e arquitetos.

Relatório técnico pericial de tribunal

O laudo técnico judicial é muito mencionado por aqui, né? Este relatório técnico serve para ajudar os juízes de direito durante os processos que necessitam de conhecimentos técnicos fora do âmbito do juiz.

Contudo, o juiz ou a vara judicial nomeia um perito (profissional que esta cadastrado no banco de dados do tribunal), no qual será responsável por preparar um relatório técnico sobre o caso em questão (perícia).

As partes podem contratar um perito (assistente técnico) de confiança para contestar o laudo pericial nomeado pelo magistrado. Todo o contexto ajudará o juiz avaliar o processo de fato.

INSPEÇÃO ESTRUTURAL

Há muito a ser explorado e descoberto nas nossas mais recentes obras, quando se questiona por que os edifícios têm uma massa uniforme e não simplesmente crescem até alcançar um determinado tamanho.

A inspeção estrutural é um trabalho cuidadoso que permite definir algumas causas aparentes ou mais profundas da ocorrência duma fissura num edifício, a sua funcionalidade, os seus impactos potenciais e as medidas adequadas para contrariar tal ocorrência.

A inspeção estrutural permite às autoridades competentes tomar as decisões mais eficazes e, por conseguinte, evitar que a função do prédio seja afetada. Como tal, tem um papel essencial na preservação da segurança das pessoas, dos bens materiais e do ambiente.

Na inspeção estrutural é avaliado as armaduras, se foram corretamente distribuídas

INSPEÇÃO DE EDIFÍCIOS

A Inspeção de edifícios ou predial é vista como uma verificação visual completa do edifício, digamos que é um check up da edificação, para avaliar as anomalias existentes. É frequentemente realizada em três níveis e classificada por grau de risco e anomalias. Quando preciso é realizado teste para uma apuração mais aprofundada.

Digamos que a inspeção predial é uma técnica mais explorada nos Estados Unidos, e no Brasil caminha em passos lentos dependendo do estado. A inspeção no Edifício é extremamente importante para preservar a conservação, estado e segurança do imóvel.


A inspeção predial é acessível quando pensamos no todo, ou seja, o prédio por inteiro. É eficaz para compreender melhor a “saúde do prédio, em senso crítico se torna um investimento preventivo. O edifício gasta com o laudo predial, porém economiza em intervenções mais complexas.


Essa inspeção se torna essencial, pois ajuda saber se o imóvel tem problemas dentro da estrutura, da rede eléctrica ou hidráulica, do telhado ou da inspiração.

O IBAPE define a norma, como :

“A inspeção do edifício para elaborar as suas condições técnicas, funcionais e de conservação, indo orientar o plano de manutenção”.

LAUDO TÉCNICO O QUE É?

O relatório técnico ou conhecido também por laudo técnico, é um trabalho escrito e embasado em livros didáticos, normas e leis, durante o qual o profissional expõe as observações e estudos atribuídos, além disso, o porque das respectivas conclusões.

PERÍCIA

Também podemos chamar de inquérito a pericia, o qual se faz um achado visual radical de um fato, ou seja, relata as anomalias existentes, as quais são levantadas e descritas no laudo. Não relata as causas. Geralmente é utilizado para trabalhos extrajudicialmente ou judicialmente, especialmente em ações para a produção antecipada de provas.

VISTORIA TÉCNICA

A vistoria técnica é muito similar a perícia técnica, pois se trata da constatação (relação causal) e as origens das anomalias presentes. Muitos profissionais usam a vistoria técnica na antecipação, para conhecer o local, e assim elaborar a proposta orçamentária do serviço, e fica a critério do profissional cobrar ou não pela visita técnica, já que possui custo de deslocação.

A vistoria técnica também pode ser utilizado extrajudicialmente ou judicialmente em ações para a produção antecipada de provas.

O que é uma Inspeção Predial?

Pode ser uma verificação visual completa de todo o edifício, no âmbito da qual as anomalias existentes são examinadas e descritas. Pode ser realizada em três níveis e classifica as anomalias e falhas por graus de risco. Se necessário, pode preceder testes técnicos. Geralmente é avaliado o padrão de manutenção e utilização do edifício. Não é recomendado para reclamações legais.

Leave a Reply