Argamassa: Tipos AC 1, AC 2 e AC 3

A argamassa é indispensável na obra em geral. Geralmente é utilizada para aplicações em superfícies novas e antigas de betão ou subpavimentos, visando restaurar, nivelar e aplanar para a próxima aplicação de revestimentos de pavimentos.

Confira também: Acompanhamento de Obras

Argamassa para Reparação Estrutural


Com alta consistência, coesiva e simplesmente moldável, destinada a reparações profundas em estruturas de betão. Algumas marcas podem até oferecer proteção contra a corrosão. É um produto de um componente, formulado com base no cimento hidráulico, fibras sintéticas, aditivos especiais e agregados selecionados. Será aplicado em pilares, vigas, lajes, varandas, escadas e elementos pré-fabricados de betão.

Argamassa ACI (AC1)


É o tipo primário de argamassa adesiva industrializada, definida pela NBR 14081-1 – Argamassa adesiva industrializada para assentamento de ladrilhos de cerâmica. Geralmente é utilizada para assentamento de revestimentos e pavimentos cerâmicos em interiores, pode ser aplicada tanto em zonas secas como úmidas.

Argamassa ACII (AC2)


A argamassa adesiva tipo II poderia ser uma massa viscosa, plástica e aderente utilizada para a colocação de revestimentos cerâmicos para revestimentos. O tipo ACII permite absorver os esforços existentes em revestimentos de pavimentos e paredes internas e externas expostas a variações de temperatura, umidade e vento.

Pode ser utilizado para revestimento em exterior de paredes e fachadas, pavimentos em áreas exteriores, colocação de revestimentos para piscinas de água fria e pavimentos cerâmicos industriais ou de áreas públicas.

Argamassa ACIII (AC3)


É o mais aderente entre os três tipos (ACI, ACII e ACIII), indicado para a colocação de revestimentos de telhas de grandes dimensões, maiores que 60×60 cm, onde a probabilidade de acidentes causados por queda de peças é maior. É ideal para sobrepor e colocar porcelana, cerâmica, mármore, granito e pedra natural para uso em interior e exterior.


Argamassa refratária


São desenvolvidos cimentos suportados e aditivos especiais para resistir a altas temperaturas, proporcionando uma grande resistência ao calor. Também oferece proteção contra choques mecânicos, treino intenso e intempéries. É recomendado para a colocação e rejunte de lareiras, churrasqueiras, fornos e fogões a lenha.

Empresa italiana de argamassas chega ao Brasil mirando liderança

Leave a Reply